• Empresa
    • ICIJ – Instituto de Crescimento Infantojuvenil
    • Marcia Belmiro
  • Formações
    • Kids Coaching Online
    • Kids Coaching Presencial
    • Kids Coaching in Home
    • Teen Coaching Online
  • Transformo Gerações
    • Congresso Transformo Gerações
  • Blog
    • Coaching Infantil
    • Educação
    • Coaching para Adolescentes
    • Carreira
    • Vendas para Coaches
    • Executive Coaching
    • Corporativo
    • Humor na História
    • Coaching Oncológico
    • Transformo Gerações

O que professores podem fazer para que seus alunos se desenvolvam de uma forma mais saudável?

11 de julho de 2018Marcia BelmiroCoaching Infantil, Coaching para Adolescentes, EducaçãoNenhum comentário

*Este artigo é uma continuação do texto “O que é Inteligência emocional e como trabalhá-la na escola”. Clique no link para acessar o conteúdo.

Na realidade em que vivemos, muitos professores se encontram esgotados e perdidos no que eles imaginam ser um beco sem saída. Isso porque a escola frequentemente compete com os infinitos atrativos da tecnologia para atrair a atenção dos alunos, além de ter que lidar com os graves problemas de comportamento observados em jovens que se desrespeitam entre si, desrespeitam os professores, não realizam as tarefas e nem permitem que o conteúdo programado seja apresentado pelo professor.

No meio desse turbilhão complexo, faz-se necessária e urgente uma abordagem Coaching dentro das salas de aula, de modo a auxiliar os professores em seu desespero de uma forma efetiva e rápida. Por meio dos princípios do não julgamento e não direcionamento, do desenvolvimento da empatia com a turma e da valorização dos relacionamentos interpessoais, além da utilização de técnicas e ferramentas específicas para incentivar os alunos ao autoconhecimento e automotivação, é possível promover uma verdadeira revolução no sistema educacional.

Os professores devem ser capazes de auxiliar as crianças a pensar sobre suas emoções, de modo a canalizá-las e expressá-las de maneira saudável, se tornando capazes de se comunicar com o outro sem agressividade ou destrutividade. Desse modo, o jovem aprende a valorizar o que sente e o que deseja, mas sem perder sua capacidade de valorizar também aquilo que as demais pessoas sentem e desejam. Ou seja: não adianta tentar passar pelos problemas que surgem dentro da sala de aula ignorando seus aspectos emocionais, pois quando isso acontece a criança aprende a reprimir suas emoções em vez de lidar com elas e suas consequências de maneira saudável.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos demonstram que os resultados de investimentos realizados no âmbito do desenvolvimento das habilidades sociais são absurdamente tangíveis, tanto no que diz respeito à satisfação pessoal quanto financeira. Há uma notória diminuição na taxa de criminalidade e aumento da felicidade em locais onde existem programas de educação e auxílio socioemocional voltados para o público jovem.

Trabalhar esse tipo de habilidade traz inúmeros benefícios tanto para a vida pessoal quanto para a sociedade humana em geral. Ao mostrar isso para os estudantes e ajudá-los a resolver seus incômodos de forma assertiva, os professores podem mostrar uma maneira de estar no mundo sem tantos percalços. O ambiente escolar, sendo o primeiro treino da vida social real, se apresenta como um local muito propício para despertar as crianças para sua própria humanidade e para o que pode ser feito de melhor em termos práticos, com o objetivo de atingir um grau mais elevado de harmonia e bem-estar social.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite seu
ATENDIMENTO!

Saiba mais sobre nossos cursos e formações.

Facebook
YouTube
Instagram

Dê uma alô pra gente!

Mande uma mensagem com ✋ dizendo que você quer receber mensagem da Marcia Belmiro

 (21) 99991-2598

contato@riocoaching.com.br

© Copyright 2018  Rio Coaching – Todos os direitos reservados
Políticas de Privacidade | Termos de Uso