Você já conheceu alguém que mesmo teve acesso ao que necessitava, não utilizou e abriu mão de viver momentos incríveis, perdeu a oportunidade de mudar a vida?
Eu conheci profissionais que, por medo ou falta de fé, não seguiram para uma direção melhor. Estagnados, não alcançaram a excelência que poderiam e, muitos acabaram perdendo o pouco que possuíam ao não tentar multiplicar e expandir seu universo. Fazendo referência a um ensinamento bíblico, podemos dizer que enterraram o que lhes foi dado e acabaram regredindo.
A vida oferece oportunidades, algumas vêm espontaneamente, outras nós mesmos criamos, protagonizando nossa história. E o Coaching Executivo possibilita ao profissional criar e assumir oportunidades, refletindo diretamente em sua performance, nas pessoas ao seu redor e na empresa, tais como:
- Aumento da autoconfiança e autoestima, algo essencial para o sucesso conforme diversos estudiosos e autores. Afinal, se você não acreditar em você e nas suas ideias, quem vai?
- Redução dos níveis de estresse pessoal e na organização, melhorando o ambiente, a saúde e a produtividade.
- Identificação de pontos fortes e pontos de melhora, bem como um plano de ação para seu desenvolvimento.
- Maior engajamento pessoal e da equipe.
- Redução da rotatividade na empresa e retenção de talentos.
- Melhoria na comunicação interna e externa.
- Aprimoramento na liderança e na gestão de pessoas em todos os níveis.
- Aumento de produtividade, lucro e satisfação com o trabalho.
- Qualidade de vida dentro e fora da empresa.
Uma pesquisa sobre coaching de executivos, realizada pela PUC – Campinas e publicada na Folha de São Paulo, demonstrou que o coaching com executivos melhora, em 90% dos casos, a produtividade do profissional e reduz problemas como ansiedade e dificuldade de relacionamentos na equipe. 70% das companhias que empregam os profissionais participantes deste processo de coaching, perceberam uma melhora no relacionamento destes com os colegas e 80% afirmam que ficaram mais abertos para mudanças organizacionais. Metade dos executivos conseguiu melhorar o controle emocional e amenizar problemas como ansiedade e baixa capacidade de liderança. A pesquisa acompanhou o desenvolvimento de dez executivos. Seis são de multinacionais de grande porte, dois são de companhias nacionais de grande porte e dois, de empresas públicas de médio porte. Mais da metade possuía problemas de relacionamentos com os superiores ou liderados antes do processo de coaching.
Por estas estatísticas já é possível ter uma ideia dos resultados diretamente ligados aos profissionais, suas equipes e às organizações, evidenciando um ROI (Return on Investment) significativo. Um investimento que, mesmo sendo feito uma única vez, reflete e persiste na vida do profissional para sempre, dada a transformação que causa.
Resumindo, o coaching executivo proporciona a oportunidade do profissional ter sucesso – na totalidade da palavra – porque expande sua visão e ação para todas as áreas de sua vida.
Se hoje você criasse um gráfico com os seus resultados profissionais e os de sua equipe nos últimos meses, ele seria satisfatório ou você gostaria de enxergar uma progressão diferente? “Você colhe o que planta” essa afirmativa faz mais que justificar resultados, ela tem um caráter proativo e repleto de oportunidades para quem se coloca em ação na construção do futuro que deseja. Semeie agora o que deseja colher amanhã!