O momento atual, de escolas fechadas por conta da pandemia de coronavírus, pode ser uma ótima oportunidade para buscar atividades extracurriculares on-line para os alunos – seja porque as crianças e adolescentes ganharam tempo livre por não estarem se deslocando pela cidade, seja porque algumas atividades complementares estão provisoriamente suspensas.
Tomando cuidado com a sobrecarga de atividades e escolhendo sites e aplicativos que despertem o interesse dos jovens (tanto em termos de assuntos quanto de abordagens, preferencialmente interativas) essa pode ser uma boa alternativa para sair da rotina e descobrir novos conhecimentos.
A possibilidade de aprender de maneira diferenciada, no seu próprio ritmo, assuntos não obrigatórios, pode estimular o gosto pela pesquisa e a autonomia individual na busca por saberes e no aprofundamento do que está na grade curricular. O hábito de fazer pesquisas por conta própria desenvolve a autorresponsabilidade nos alunos, o que vai ser importante ao longo de toda a sua vida.
Confira três aplicativos e um site que ensinam e divertem estudantes de idades variadas:
Google Arts & Culture
Este aplicativo promove passeios virtuais, por meio da ferramenta Google Maps, para lugares tão diversos como as pirâmides do Egito, o fundo do mar ou o centro histórico da sua própria cidade.
Museu Americano de História Natural (Explorer – AMNH NYC)
O aplicativo possibilita uma visita ao acervo do American Museum of Natural History, em Nova York, e mostra ainda curiosidades como um vídeo mostrando como é montado o esqueleto de um dinossauro.
Universidade das Crianças
Neste projeto, disponível pelo site http://www.universidadedascriancas.org/, acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) respondem a perguntas enviadas pelas crianças.
Khan Academy Kids
Este app, desenvolvido em parceria com a Universidade de Stanford, ensina língua estrangeira, matemática e lógica para crianças até 8 anos. Obs.: O programa é todo em inglês.