Uma pesquisa da VoucherCloud no Reino Unido mostrou que, em uma jornada regular de 8 horas diárias, o profissionais tinham apenas 2 horas e 53 minutos de produtividade real. As distrações mais comuns apontadas foram:
– Checar as mídias sociais – 47%
– Ler sites de notícias – 45%
– Conversar com colegas sobre assuntos paralelos – 38%
– Preparar e tomar chá/ café – 31%
– Sair para fumar – 28%
Curiosamente, muitos profissionais hoje em dia estão descobrindo uma técnica inventada na década de 1980 (muito antes de existirem redes sociais ou sites de notícias) para reduzir a procrastinação. A Técnica Pomodoro foi criada pelo italiano Franscesco Cirillo, que desejava melhorar sua concentração nos estudos. Com o passar do tempo, ela foi adaptada para o ambiente corporativo.
Após anos de a técnica ter sido testada e aprovada empiricamente, estudiosos descobriram que, tal qual um músculo precisa de descanso para atingir seu fortalecimento máximo, o cérebro precisa de pausas para se concentrar melhor.
Como funciona
A técnica se baseia em blocos de 25 minutos de atenção extremamente focada, com 5 minutos de pausa entre eles. Após quatro Pomodoros – como são chamados os blocos –, o período de descanso é um pouco maior, de 15 a 30 minutos.
Hoje essa ferramenta foi “turbinada” com recursos tecnológicos. Na Apple Store ou Google Play é fácil encontrar aplicativos que cronometram os Pomodoros, as pausas curtas e longas. Outros apps vão além, e fazem um levantamento da sua performance semanal ou mensal, sendo possível avaliar, por exemplo, seus horários de maior produtividade no dia.
O que garante a eficiência da Técnica Pomodoro é que a pessoa não pare para nada – nem para ir ao banheiro. Se você imagina que pode ser interrompido e não há o que fazer para evitar isso (ex.: você sabe que o chefe pode chamá-lo a qualquer momento para uma reunião, ou está esperando a entrega do restaurante), espere passar a distração e depois inicie o próximo bloco. Tenha sempre um bloco de notas à mão, e caso você se lembre de algo importante anote para tirar o assunto da mente e conseguir focar exclusivamente na tarefa proposta.
Fique alerta
Como acontece com qualquer ferramenta, é preciso estar atento a alguns detalhes para a Técnica Pomodoro dar certo. Em primeiro lugar, deve haver uma organização prévia. Estime o tempo que determinada tarefa vai levar antes de iniciar o cronômetro.
Se considerar que ela é longa demais, divida-a em dois Pomodoros, ou emende dois blocos de 25 minutos, com 10 minutos de pausa depois. Caso a tarefa dure apenas 5 minutos, não há problema, tire 1 minuto de descanso – é só manter a proporção de 5/1.
Fonte:
“How Many Productive Hours in a Work Day? Just 2 Hours…”. Disponível em: https://www.vouchercloud.com/resources/office-worker-productivity