Já tratamos aqui, o que é Coaching Executivo e seu objetivo. Agora vamos falar um pouco sobre como ele funciona, de forma prática.
O processo acontece através de sessões de aproximadamente 1h, normalmente semanais, podendo haver um intervalo um pouco maior entre esses encontros, quando necessário.
Primeiramente é realizado um alinhamento entre a empresa – normalmente representada pelo seu RH – e o Coach. Depois, durante as sessões alinhamos os objetivos, trabalhamos a clareza, definimos um plano de ação e realizamos o monitoramento dos passos. Tudo através de ferramentas de coaching, assessments e utilizando uma metodologia comprovada e eficaz.
Não se trata de treinamento, mentoria ou aula. Porque nestes casos, normalmente, existe a transmissão do conhecimento de uma pessoa para outra e, consequentemente, o cliente ficaria limitado à experiência de quem está passando a informação. O coaching para executivos proporciona ao cliente (coachee) a possibilidade de alcançar um conhecimento que, até então, nem ele, nem o coach possuía. Ou seja, embora utilize o conhecimento técnico do coach, não se limita e este.

Assim como acontece em todo processo de Coaching, existe um contrato de confidencialidade que garante total sigilo de tudo o que for tratado, abrangendo as informações da empresa e outras que o coachee sentir necessidade de comunicar ao coach. Desta forma, o coachee se sente confortável para tratar de assuntos em um ambiente que não encontrava, até então, dentro ou fora da empresa.
O processo tem foco no objetivo definido, trabalhando as principais áreas de interesse e necessidade da empresa e do cliente, tais como gestão de tempo, saúde, relacionamentos (dentro ou fora da empresa), finanças, comunicação, liderança, inteligência emocional, equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Ou necessidades pontuais como preparação para assumir um novo cargo, lançamento de um produto, potencialização de vendas, mudança de liderança, reestruturação de setores, de processos, etc.
É um período onde o profissional ou time, poder avaliar com clareza seu cenário e, estrategicamente, definir seu desenvolvimento.
E você? Já fez ou se imaginou fazendo um processo de coaching executivo? Com que frequência você tem se presenteado com oportunidades de desenvolvimento pessoal?


Leandro Passos
Leandro Passos

Sou casado há quase duas décadas com Sueli, um sonho de esposa, e pai do Felipe, um menino maravilhoso. Aprendi algumas das coisas mais importantes com duas pessoas: Primeiro com meu pai, que me ensinou a trabalhar muito e a aprender o máximo que puder (comecei a trabalhar com ele quando eu tinha 13 anos). A segunda pessoa foi minha esposa, que me ensinou a me valorizar e valorizar o que sei fazer. Graças a Deus, que tanto agiu através deles e de mim, cresci muito! Durante minha carreira, com uma trajetória de desenvolvedor, gestor de T.I., coordenador de equipes de desenvolvimento e consultor em grandes empresas nacionais e multinacionais, eu sempre busquei técnicas de produtividade e gestão de tempo. Algumas funcionavam, muitas não! Passei por dificuldades, entre elas, um susto enorme de carro (dormi no volante porque trabalhava demais), falta de tempo para meu filho, angústia por não ter tempo para o que era importante para mim. Até que conheci o Coaching e me apaixonei! Quando uni tudo o que eu havia pesquisado (e ainda pesquiso) com as técnicas de Coaching, finalmente, consegui achar o caminho das pedras. Nessa época eu acordava 4h40 e só chegava em casa às 21h; e, sem mudar essa rotina, conseguia atender 5 clientes após o trabalho que exercia até então, e ainda tinha mais tempo para minha família, minha fé e para mim mesmo. Mapeava meus passos, afinal, eu não queria somente chegar lá, eu queria entender como era o caminho para poder replicar o sucesso. E consegui! Hoje refaço o mapa com meus clientes e vivo a alegria tremenda de vê-los sair do túnel escuro e angustiante da falta de tempo para a satisfação de dizerem que são donos do seu tempo! Ao final do dia realizaram o que planejaram e seguem na direção dos seus objetivos. Sou imensamente grato a Deus por esta oportunidade que se iniciou com a orientação de um grande amigo, também Coach, e pela formação contínua que busco. Experimento, a cada dia, a incrível oportunidade de ajudar pessoas a alcançarem seus objetivos e se transformarem em alguém melhor durante esta jornada! Propagar o bem é bom demais!