Essa afirmação pode parecer estranha, mas quando uma criança apresenta baixo rendimento escolar, não adianta procurar o culpado.

Nessas situações, é comum haver um “jogo de empurra” entre aluno, pais e professor, cada um apresentando seus argumentos para mostrar que o outro é que fez algo errado. Independentemente da qualidade das aulas ministradas pelo educador, de os pais lembrarem ou não o filho sobre o dever de casa, de a criança considerar a matéria importante ou desimportante, discutir as motivações de cada parte ou qualquer coisa que se relacione ao passado não soluciona o impasse.

O que resolve, aqui, é analisar intervenções sobre o maior envolvido na questão, o aluno. A abordagem Kids Coaching parte do pressuposto de que todas as atividades relacionadas ao ensino – tarefas de casa, provas, trabalhos – são atribuições do aluno, e são propostas pela escola de acordo com sua idade e capacidade. Assim, o KidCoach vai trabalhar para fortalecer a autorresponsabilidade e empoderar a criança, valorizando suas potencialidades, de modo a descobrir por si mesmo maneiras de alterar o quadro atual.

Uma boa forma de trabalhar isso é por meio de boas perguntas, que gerem reflexão profunda e desejo real de mudança. Veja aqui algumas:

– Por que é importante para você estudar?
– Quais ganhos você tem hoje e quais terá no médio prazo por ter seus deveres escolares em dia?
– Por que seus pais consideram importante que você se comprometa com seus deveres?
– Se você conseguisse perceber a importância de se dedicar a seus propósitos escolares, que ações você teria que dependessem só de você?
– O que você gostaria de fazer para aprender melhor a disciplina tal?
– A quem poderia pedir ajuda?

Lembrando que caso haja algum transtorno físico ou psíquico que gere dificuldade de aprendizagem, é preciso buscar um profissional de saúde, como psicólogo ou psiquiatra.

Você deseja ajudar seus alunos a melhorar o desempenho escolar, se desenvolvendo emocionalmente e tecnicamente com o Programa Kids Coaching? Acesse aqui e saiba como se inscrever:

 

                      

Marcia Belmiro
Marcia Belmiro

Fundadora e diretora técnica da Rio Coaching. Graduação em Psicologia, Especialização em Recursos Humanos pelo IBRAE – FGV, Personal Life Coaching e Executive Coaching, Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute. Certificação nos instrumentos de Assessments DISC, PEAKS, SOAR e Birkman, Certificação em Alfa Assessement Coaching pela Worth Ethic Corporation, MBA em Coaching e Pós graduação em Neurociências pelo IPUB – UFRJ, Formação em Biodança, Sociopsicomotricidade, Teoria Cognitivo-Comportamental e Constelação Familiar. Atuando há 38 anos nas áreas de Educação, Clínica Psicológica, Recursos Humanos e Coaching, formou mais de 3.000 coaches no Brasil e desenvolveu mais de 10.000 líderes. Sólida experiência como Coach de executivos e Mentora de coaches. Mais de 12.000 horas na criação e aplicação de workshops, palestras, cursos de desenvolvimento de líderes, programas motivacionais e transformacionais. Co-autora dos livros “A Bíblia do Coaching” e “O Máximo do Mínimo”. Autora e Coordenadora técnica do livro “Empoderar para Transformar”. Criadora do Método KidCoaching® para crianças e Co-criadora do Método GrowCoaching® para adolescentes.