• Empresa
    • ICIJ – Instituto de Crescimento Infantojuvenil
    • Marcia Belmiro
  • Formações
    • Kids Coaching Online
    • Kids Coaching in Home
    • Kids Coaching Presencial
    • Teen Coaching Online
  • Transformo Gerações
    • Congresso Transformo Gerações
  • Blog
    • Coaching Infantil
    • Educação
    • Coaching para Adolescentes
    • Carreira
    • Vendas para Coaches
    • Executive Coaching
    • Corporativo
    • Humor na História
    • Coaching Oncológico
    • Transformo Gerações

Como se tornar mais criativo no trabalho

14 de outubro de 2020Marcia BelmiroCarreira

A palavra criatividade tem origem no latim creare, cujo significado é criar, produzir, ter ideias ou inventar coisas novas. É ser original, não seguindo as normas pré-estabelecidas e nunca imitando o que já foi feito milhares de vezes.

Criatividade é essencial ao lidar com problemas e obstáculos que surgem ao longo da vida, nos diversos problemas que nos empacam, que travam nosso crescimento e desenvolvimento, às vezes se tornando uma grande barreira.

A criatividade pode ser aplicada em qualquer área da vida, e é um elemento essencial no contexto do trabalho. Nas empresas, os funcionários criativos são muitas vezes recompensados, porque conseguem pensar em soluções eficazes para diversos problemas. A criatividade frequentemente resulta em soluções que permitem à empresa economizar ou criar produtos que aumentam o seu lucro.

Uma das formas mais eficazes de se conectar a sua criatividade é o ócio criativo. Esse conceito, proposto por Domenico De Masi, ainda é erroneamente entendido como se fosse sinônimo de “não fazer nada” ou “ficar de preguiça”.

Ao contrário, o que o autor prega é que possamos conciliar trabalho, estudo e lazer. Isso acontece quando estamos plenos, integrados ao momento presente. Nesse estado de contemplação, de flow, conseguimos deixar a mente fluir, e o resultado é que conseguimos criar de uma maneira leve sem pressão – apesar da metas e dos prazos que fazem parte da vida.


Fora da caixa

O modelo abaixo, proposto no livro Creativity in Action, de 1974, visa ajudar você a “pensar em tudo” – uma exigência do processo criativo – em vez de pensar comportadamente, disciplinadamente, ou seja, do modo como se faz em geral numa sala de reuniões, em torno da mesa. E, também, pensar sem deixar de estar atento às múltiplas armadilhas em que nós mesmos nos metemos, tantas vezes, em torno da interpretação de um problema.

Usando a palavra creativity (criatividade em inglês) como acrônimo, o autor propõe formas de pensar, como se diz, “fora da caixa”:

Combine (combinar)
Reverse (inverter )
Enlarge (aumentar)
Adapt (adaptar)
Tinier (reduzir, simplificar)
In place of (substituir)
View point change (outro ponto de vista)
In other sequence (em outra ordem)
To other uses (dar novos usos)
Yes yes (celebrar )


E você, como ativa sua criatividade no trabalho?

Solicite seu
ATENDIMENTO!

Saiba mais sobre nossos cursos e formações.

Facebook
YouTube
Instagram

Dê uma alô pra gente!

Mande uma mensagem com ✋ dizendo que você quer receber mensagem da Marcia Belmiro

 (21) 99991-2598

contato@riocoaching.com.br

© Copyright 2018  Rio Coaching – Todos os direitos reservados
Políticas de Privacidade | Termos de Uso