Você pode estar pensando, será que o Humor realmente pode ser uma ferramenta de vendas? Antes de mais nada eu gostaria que você parasse agora e pensasse nas propagandas de televisão que mais ficaram marcadas na sua memória. Eu posso afirmar que tinha algum humor envolvido…

As propagandas tem a difícil missão de vender um produto, um serviço ou até mesmo uma ideia em apenas alguns segundos, ou seja ela precisa ficar na sua memória! E se você parar para assistir as propagandas no horário nobre, vai ver que o humor é a grande estratégia de conquista do público. Vai dizer que você não gosta de propagandas como a “Pergunta lá no posto Ipiranga!”?

O prêmio Brain Impact, que elege as melhores propagandas segundo a neurociência, escolheu no último ano 10 propagandas, das quais 7 utilizaram humor. Então se grandes marcas mundiais investem milhões em propagandas que são divertidas, você pode ter uma certeza, Humor vende e muito!

Você pode até pensar: “ah, mas eu sou um professor, um advogado, um médico, não sou um vendedor”. É aí que você se engana! Estamos vendendo a todo instante, mesmo que seja apenas uma ideia ou a nossa imagem, mas estamos vendendo. Não importa de que maneira você escolha para vender, seja através de uma conversa, de um vídeo, de um texto, o importante é que tenha humor.

A gente gosta de quem nos faz sorrir e a gente compra de quem a gente gosta! Vamos combinar, fale a verdade, ninguém gosta de quem vendam alguma coisa pra gente, mas a gente ama comprar! Mas é normal sentirmos desconfortáveis, quando tem um vendedor nos abordando. Vai dizer que você não fica com um pouquinho daquele pensamento “estão tentando me enrolar”?? Então trazer leveza e provocar risos na hora de vender faz com que essa tensão seja liberada e nos aproxime dos potenciais clientes.

Hoje quando vejo meus alunos gravando vídeos ou dando palestras com leveza e conquistando o público através de sorrisos e aumentando sua conversão tenho ainda mais certeza do poder de persuasão do humor. Eu lembro que antes de começar a usar humor de forma intencional em minhas palestras, a minha conversão de clientes ao fim da palestra era ínfima (isso quando eu conseguia vender alguma coisa…).

Então, eu gostaria de te desafiar a usar mais humor na hora de vender!

Quando você for gravar seu próximo vídeo, for fazer sua próxima palestra ou estiver simplesmente conversando com um potencial cliente, vista seu melhor sorriso e seja mais leve, brinque com as situações e deixe o cliente mais à vontade, tirando o peso da situação.


Fábio Criador do método +Humor na Sua Comunicação
Fábio Criador do método +Humor na Sua Comunicação

Formado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense, fechou consultório particular quando descobriu que sua verdadeira paixão era trabalhar com gente e não com dente. É o criador do Stand up Coaching, que é uma abordagem descontraída da metodologia do coaching. Palestrante focado na área de comunicação e comportamentos, se utiliza de um humor rápido e inteligente para entrega de conteúdo de forma divertida. É também o idealizador do programa +Humor na sua comunicação, onde ensina técnicas de inserção de humor no processo de comunicação one to many, buscando uma forte conexão com o público.