Todo processo de coaching baseia-se em definir um objetivo, uma forma estratégica para chegar a ele e dar o devido auxilio nas ações necessárias para tanto. No caso do Coaching Executivo o objetivo é, na maioria das vezes, definido pela empresa. E, nesse caso, cabe ao Coach alinhar esse objetivo com as expectativas do profissional, ou time, envolvido no processo.
Como objetivos mais comuns, tanto para indivíduos quanto para times, podemos considerar: maximizar a performance do profissional, desenvolver competências específicas e necessárias, potencializar vendas, foco, produtividade, gestão do tempo, gestão de pessoas, criatividade, liderança, comunicação, relacionamentos interpessoais, resiliência, autoestima, autoconfiança, inteligência emocional, equilíbrio entre vida pessoal e profissional (para que esteja claro o tempo dado a cada uma, bem como a gerência direta de situações pessoais que possam estar influenciando negativamente na performance profissional) e ainda, trabalhar insatisfações, ou quaisquer outros elementos que estejam prejudicando sua performance.
Nesse contexto, competências são trabalhadas de forma mais específica, sempre em função do objetivo definido para o processo. Além dos objetivos mencionados anteriormente, podem haver outros mais pontuais como uma mudança de processos na empresa, implantação de softwares, potencialização das vendas de um produto específico, mudança de lideranças ou a preparação do profissional para assumir um novo cargo.
O objetivo do Coaching Executivo estará sempre ligado ao desenvolvimento de um profissional ou time, visando as necessidades dele, da empresa e o alinhamento destas para que o propósito principal seja alcançado.
Conheci profissionais que caminharam por muitos anos, alguns por décadas, sem definir e perseguir um objetivo claro. O grande problema é que o tempo não volta e a angústia de ter “caminhado no automático” sem uma autogestão evolutiva, destrói a autoestima e a autoconfiança da pessoa.
Como disse Brendon Burchard:
“Você é o responsável por sua realidade. Decida o que quer do mundo e faça acontecer. Sem objetivo não há crescimento e sem clareza não há mudança!”
Então, qual o seu objetivo profissional neste momento e quais ações você vai tomar para alcança-lo?