Todo processo de coaching baseia-se em definir um objetivo, uma forma estratégica para chegar a ele e dar o devido auxilio nas ações necessárias para tanto. No caso do Coaching Executivo o objetivo é, na maioria das vezes, definido pela empresa. E, nesse caso, cabe ao Coach alinhar esse objetivo com as expectativas do profissional, ou time, envolvido no processo.

Como objetivos mais comuns, tanto para indivíduos quanto para times, podemos considerar: maximizar a performance do profissional, desenvolver competências específicas e necessárias, potencializar vendas, foco, produtividade, gestão do tempo, gestão de pessoas, criatividade, liderança, comunicação, relacionamentos interpessoais, resiliência, autoestima, autoconfiança, inteligência emocional, equilíbrio entre vida pessoal e profissional (para que esteja claro o tempo dado a cada uma, bem como a gerência direta de situações pessoais que possam estar influenciando negativamente na performance profissional) e ainda, trabalhar insatisfações, ou quaisquer outros elementos que estejam prejudicando sua performance.

Nesse contexto, competências são trabalhadas de forma mais específica, sempre em função do objetivo definido para o processo. Além dos objetivos mencionados anteriormente, podem haver outros mais pontuais como uma mudança de processos na empresa, implantação de softwares, potencialização das vendas de um produto específico, mudança de lideranças ou a preparação do profissional para assumir um novo cargo.

O objetivo do Coaching Executivo estará sempre ligado ao desenvolvimento de um profissional ou time, visando as necessidades dele, da empresa e o alinhamento destas para que o propósito principal seja alcançado.

Conheci profissionais que caminharam por muitos anos, alguns por décadas, sem definir e perseguir um objetivo claro. O grande problema é que o tempo não volta e a angústia de ter “caminhado no automático” sem uma autogestão evolutiva, destrói a autoestima e a autoconfiança da pessoa.

Como disse Brendon Burchard:

“Você é o responsável por sua realidade. Decida o que quer do mundo e faça acontecer. Sem objetivo não há crescimento e sem clareza não há mudança!”

Então, qual o seu objetivo profissional neste momento e quais ações você vai tomar para alcança-lo?


Leandro Passos
Leandro Passos

Sou casado há quase duas décadas com Sueli, um sonho de esposa, e pai do Felipe, um menino maravilhoso. Aprendi algumas das coisas mais importantes com duas pessoas: Primeiro com meu pai, que me ensinou a trabalhar muito e a aprender o máximo que puder (comecei a trabalhar com ele quando eu tinha 13 anos). A segunda pessoa foi minha esposa, que me ensinou a me valorizar e valorizar o que sei fazer. Graças a Deus, que tanto agiu através deles e de mim, cresci muito! Durante minha carreira, com uma trajetória de desenvolvedor, gestor de T.I., coordenador de equipes de desenvolvimento e consultor em grandes empresas nacionais e multinacionais, eu sempre busquei técnicas de produtividade e gestão de tempo. Algumas funcionavam, muitas não! Passei por dificuldades, entre elas, um susto enorme de carro (dormi no volante porque trabalhava demais), falta de tempo para meu filho, angústia por não ter tempo para o que era importante para mim. Até que conheci o Coaching e me apaixonei! Quando uni tudo o que eu havia pesquisado (e ainda pesquiso) com as técnicas de Coaching, finalmente, consegui achar o caminho das pedras. Nessa época eu acordava 4h40 e só chegava em casa às 21h; e, sem mudar essa rotina, conseguia atender 5 clientes após o trabalho que exercia até então, e ainda tinha mais tempo para minha família, minha fé e para mim mesmo. Mapeava meus passos, afinal, eu não queria somente chegar lá, eu queria entender como era o caminho para poder replicar o sucesso. E consegui! Hoje refaço o mapa com meus clientes e vivo a alegria tremenda de vê-los sair do túnel escuro e angustiante da falta de tempo para a satisfação de dizerem que são donos do seu tempo! Ao final do dia realizaram o que planejaram e seguem na direção dos seus objetivos. Sou imensamente grato a Deus por esta oportunidade que se iniciou com a orientação de um grande amigo, também Coach, e pela formação contínua que busco. Experimento, a cada dia, a incrível oportunidade de ajudar pessoas a alcançarem seus objetivos e se transformarem em alguém melhor durante esta jornada! Propagar o bem é bom demais!