Existem várias definições técnicas, mas podemos dizer que se trata de um processo, focado no ambiente empresarial, onde um Coach é contratado por uma empresa, com o objetivo de desenvolver estrategicamente a organização, um empresário, executivo, time ou líder em potencial. Também é comum o próprio executivo buscar, diretamente, este auxílio estratégico, diante de uma competência que deseja desenvolver ou de um desafio a ser superado.

O processo auxilia o profissional a ter clareza das competências e hábitos que necessita para atingir sua melhor performance, bem como as ações que deve empreender para alcançar o objetivo desejado.

Para tanto, os objetivos da empresa e da pessoa são alinhados e trabalhados de forma estratégica.

Os ganhos gerados impactam positivamente e diretamente tanto o profissional que passa pelo processo – a quem chamamos coachee – quanto as pessoas de seu convívio, seus liderados e, por consequência, a própria empresa.

Mesmo quando solicitado pela empresa, tal processo tem por finalidade pessoas. Ou seja, um ser humano, com anseios de crescimento, de se tornar alguém melhor para ele mesmo e para as pessoas com quem convive. Ele também possui necessidades e dificuldades, podendo se encontrar diante de uma performance abaixo da desejada, muitas vezes como resultado de outros desafios que enfrenta no momento, tais como dificuldade de comunicação, relacionamento (dentro ou fora da empresa), finanças, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, saúde, gestão de tempo e outros que também podem ser identificados e trabalhados. Somos um ser único, tanto no que diz respeito à nossa história e comportamento, quanto à forma pela qual todas as áreas de nossas vidas estão fortemente interligadas, formando uma só pessoa que reage em função delas.

As empresas possuem oportunidades de analisar estrategicamente onde querem chegar e como podem chegar, devendo observar que tais ações são tomadas por cada pessoa envolvida no processo. E cada uma dessas pessoas também precisa da oportunidade de uma análise onde, voltando o olhar para si mesma, tenha clareza de como fará para performar conforme o esperado pela empresa.


Leandro Passos
Leandro Passos

Sou casado há quase duas décadas com Sueli, um sonho de esposa, e pai do Felipe, um menino maravilhoso. Aprendi algumas das coisas mais importantes com duas pessoas: Primeiro com meu pai, que me ensinou a trabalhar muito e a aprender o máximo que puder (comecei a trabalhar com ele quando eu tinha 13 anos). A segunda pessoa foi minha esposa, que me ensinou a me valorizar e valorizar o que sei fazer. Graças a Deus, que tanto agiu através deles e de mim, cresci muito! Durante minha carreira, com uma trajetória de desenvolvedor, gestor de T.I., coordenador de equipes de desenvolvimento e consultor em grandes empresas nacionais e multinacionais, eu sempre busquei técnicas de produtividade e gestão de tempo. Algumas funcionavam, muitas não! Passei por dificuldades, entre elas, um susto enorme de carro (dormi no volante porque trabalhava demais), falta de tempo para meu filho, angústia por não ter tempo para o que era importante para mim. Até que conheci o Coaching e me apaixonei! Quando uni tudo o que eu havia pesquisado (e ainda pesquiso) com as técnicas de Coaching, finalmente, consegui achar o caminho das pedras. Nessa época eu acordava 4h40 e só chegava em casa às 21h; e, sem mudar essa rotina, conseguia atender 5 clientes após o trabalho que exercia até então, e ainda tinha mais tempo para minha família, minha fé e para mim mesmo. Mapeava meus passos, afinal, eu não queria somente chegar lá, eu queria entender como era o caminho para poder replicar o sucesso. E consegui! Hoje refaço o mapa com meus clientes e vivo a alegria tremenda de vê-los sair do túnel escuro e angustiante da falta de tempo para a satisfação de dizerem que são donos do seu tempo! Ao final do dia realizaram o que planejaram e seguem na direção dos seus objetivos. Sou imensamente grato a Deus por esta oportunidade que se iniciou com a orientação de um grande amigo, também Coach, e pela formação contínua que busco. Experimento, a cada dia, a incrível oportunidade de ajudar pessoas a alcançarem seus objetivos e se transformarem em alguém melhor durante esta jornada! Propagar o bem é bom demais!