Sabe aquelas palavras que você sabe exatamente o que é, mas quando pedem para você explicar automaticamente aparece um ponto de interrogação enorme na testa acompanhado de um momento de silêncio?! Então…. o Humor é exatamente assim!

E este será meu desafio aqui: falar sobre o que é o Humor.

Nos até sabemos o que é, mas eita coisa difícil de conceituar! Quando buscamos no dicionário, aparece a sua origem no latim da palavra humore, que significa líquido, baseada na medicina humoral dos gregos. Eles acreditavam que o organismo funcionava a base de 4 líquidos, e quando estavam equilibrados, a pessoa estava saudável, então era considerada bem-humorada. O dicionário também aponta como sendo um estado de espírito do indivíduo.

Mas eu quero te perguntar, o que vem na sua cabeça quando eu falo a palavra Humor? Ao ouvir a palavra humor, as pessoas normalmente se lembram de piadas, personagens, filmes de comédia, etc. Mas, na minha humilde opinião, humor é muito maior do que isso. Pra mim humor é um estilo de vida. Eu acredito que não podemos controlar o que acontece conosco, mas podemos decidir como lidar com cada situação. Então ter uma visão mais leve da vida e não se levar tão a sério é uma decisão.

Mas quero deixar claro que comédia e humor não são a mesma coisa. Comédia é arte criada com o humor, como filmes, seriados, peças. Então ser uma pessoa bem-humorada não é ser um comediante.

O humor possui mais do que um poder incrível de conexão entre as pessoas: ele é capaz de aumentar a criatividade, pois quando aprendemos a rir de nós mesmo, o “peso” de errar é eliminado. O tempo que ficaríamos nos lamentando e nos martirizando é eliminado com uma risada e usamos esse tempo para buscar novas alternativas.

As propagandas, os telejornais, as empresas tem usado humor de uma forma cada vez mais cotidiana. Todos eles já reconhecem o poder de conexão gerados quando fazemos alguém rir.

Quando você faz alguém rir, você possibilita uma enxurrada de neurotransmissores “do bem” no cérebro dessa pessoa, possibilitando que ela se sinta alegre, feliz, leve. E quando isso acontece você fica retido na memória afetiva dela e sempre que ela lembrar de você um sorriso brotará no rosto dela. Ou seja, fazer uma pessoa sorrir é o melhor caminho de fazê-la gostar de você.

Sem contar que o ato de sorrir melhora nossa resposta imunológica. Um estudo divulgado em 2006 pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), aponta que o riso aumenta a produção e a atividade no organismo das células de defesa. Ou seja, definitivamente “rir é o melhor remédio”!

Diferentemente do que a grande maioria das pessoas acham, usar humor não é um dom, tipo você nasce bem-humorado ou nasce mal-humorado. Usar humor é uma habilidade, assim sendo pode ser aprendida, treinada e aplicada por qualquer pessoa. É claro que algumas pessoas nascem naturalmente com uma facilidade para usar humor. Mas e quem não nasce assim faz o que? Senta e chora?! A resposta é uma só, quem não nasce com essa habilidade, estuda, aprende e aplica!

Hoje eu sou palestrante e humorista de stand up comedy, já fiz apresentações em eventos com públicos de 5.000, 10.000, até 40.000 pessoas, mas nem sempre foi assim. Eu sempre fui um menino gordinho, sofri muito bullying na escola, mas descobri no humor uma poderosa arma de conexão social. Nosso cérebro é desenhado para buscar tudo aquilo que nos faça rir, por isso quando você está estudando a sua atenção é facilmente desviada por aquele vídeo engraçado que você recebeu no whatsapp! Há alguns anos eu venho estudando o humor. Fiz cursos de stand up comedy, improviso, criação de roteiro de esquetes de comédia. E quanto mais estudo mais eu tenho certeza: humor é para todo mundo. Então se permita e deixe o humor fazer parte da tua vida!!


Fábio Criador do método +Humor na Sua Comunicação
Fábio Criador do método +Humor na Sua Comunicação

Formado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense, fechou consultório particular quando descobriu que sua verdadeira paixão era trabalhar com gente e não com dente. É o criador do Stand up Coaching, que é uma abordagem descontraída da metodologia do coaching. Palestrante focado na área de comunicação e comportamentos, se utiliza de um humor rápido e inteligente para entrega de conteúdo de forma divertida. É também o idealizador do programa +Humor na sua comunicação, onde ensina técnicas de inserção de humor no processo de comunicação one to many, buscando uma forte conexão com o público.