Você já conheceu alguém que mesmo teve acesso ao que necessitava, não utilizou e abriu mão de viver momentos incríveis, perdeu a oportunidade de mudar a vida?

Eu conheci profissionais que, por medo ou falta de fé, não seguiram para uma direção melhor. Estagnados, não alcançaram a excelência que poderiam e, muitos acabaram perdendo o pouco que possuíam ao não tentar multiplicar e expandir seu universo. Fazendo referência a um ensinamento bíblico, podemos dizer que enterraram o que lhes foi dado e acabaram regredindo.

A vida oferece oportunidades, algumas vêm espontaneamente, outras nós mesmos criamos, protagonizando nossa história. E o Coaching Executivo possibilita ao profissional criar e assumir oportunidades, refletindo diretamente em sua performance, nas pessoas ao seu redor e na empresa, tais como:

  • Aumento da autoconfiança e autoestima, algo essencial para o sucesso conforme diversos estudiosos e autores. Afinal, se você não acreditar em você e nas suas ideias, quem vai?
  • Redução dos níveis de estresse pessoal e na organização, melhorando o ambiente, a saúde e a produtividade.
  • Identificação de pontos fortes e pontos de melhora, bem como um plano de ação para seu desenvolvimento.
  • Maior engajamento pessoal e da equipe.
  • Redução da rotatividade na empresa e retenção de talentos.
  • Melhoria na comunicação interna e externa.
  • Aprimoramento na liderança e na gestão de pessoas em todos os níveis.
  • Aumento de produtividade, lucro e satisfação com o trabalho.
  • Qualidade de vida dentro e fora da empresa.

Uma pesquisa sobre coaching de executivos, realizada pela PUC – Campinas e publicada na Folha de São Paulo, demonstrou que o coaching com executivos melhora, em 90% dos casos, a produtividade do profissional e reduz problemas como ansiedade e dificuldade de relacionamentos na equipe. 70% das companhias que empregam os profissionais participantes deste processo de coaching, perceberam uma melhora no relacionamento destes com os colegas e 80% afirmam que ficaram mais abertos para mudanças organizacionais. Metade dos executivos conseguiu melhorar o controle emocional e amenizar problemas como ansiedade e baixa capacidade de liderança. A pesquisa acompanhou o desenvolvimento de dez executivos. Seis são de multinacionais de grande porte, dois são de companhias nacionais de grande porte e dois, de empresas públicas de médio porte. Mais da metade possuía problemas de relacionamentos com os superiores ou liderados antes do processo de coaching.

Por estas estatísticas já é possível ter uma ideia dos resultados diretamente ligados aos profissionais, suas equipes e às organizações, evidenciando um ROI (Return on Investment) significativo. Um investimento que, mesmo sendo feito uma única vez, reflete e persiste na vida do profissional para sempre, dada a transformação que causa.

Resumindo, o coaching executivo proporciona a oportunidade do profissional ter sucesso – na totalidade da palavra – porque expande sua visão e ação para todas as áreas de sua vida.

Se hoje você criasse um gráfico com os seus resultados profissionais e os de sua equipe nos últimos meses, ele seria satisfatório ou você gostaria de enxergar uma progressão diferente? “Você colhe o que planta” essa afirmativa faz mais que justificar resultados, ela tem um caráter proativo e repleto de oportunidades para quem se coloca em ação na construção do futuro que deseja. Semeie agora o que deseja colher amanhã!


Leandro Passos
Leandro Passos

Sou casado há quase duas décadas com Sueli, um sonho de esposa, e pai do Felipe, um menino maravilhoso. Aprendi algumas das coisas mais importantes com duas pessoas: Primeiro com meu pai, que me ensinou a trabalhar muito e a aprender o máximo que puder (comecei a trabalhar com ele quando eu tinha 13 anos). A segunda pessoa foi minha esposa, que me ensinou a me valorizar e valorizar o que sei fazer. Graças a Deus, que tanto agiu através deles e de mim, cresci muito! Durante minha carreira, com uma trajetória de desenvolvedor, gestor de T.I., coordenador de equipes de desenvolvimento e consultor em grandes empresas nacionais e multinacionais, eu sempre busquei técnicas de produtividade e gestão de tempo. Algumas funcionavam, muitas não! Passei por dificuldades, entre elas, um susto enorme de carro (dormi no volante porque trabalhava demais), falta de tempo para meu filho, angústia por não ter tempo para o que era importante para mim. Até que conheci o Coaching e me apaixonei! Quando uni tudo o que eu havia pesquisado (e ainda pesquiso) com as técnicas de Coaching, finalmente, consegui achar o caminho das pedras. Nessa época eu acordava 4h40 e só chegava em casa às 21h; e, sem mudar essa rotina, conseguia atender 5 clientes após o trabalho que exercia até então, e ainda tinha mais tempo para minha família, minha fé e para mim mesmo. Mapeava meus passos, afinal, eu não queria somente chegar lá, eu queria entender como era o caminho para poder replicar o sucesso. E consegui! Hoje refaço o mapa com meus clientes e vivo a alegria tremenda de vê-los sair do túnel escuro e angustiante da falta de tempo para a satisfação de dizerem que são donos do seu tempo! Ao final do dia realizaram o que planejaram e seguem na direção dos seus objetivos. Sou imensamente grato a Deus por esta oportunidade que se iniciou com a orientação de um grande amigo, também Coach, e pela formação contínua que busco. Experimento, a cada dia, a incrível oportunidade de ajudar pessoas a alcançarem seus objetivos e se transformarem em alguém melhor durante esta jornada! Propagar o bem é bom demais!