Na jornada em busca de uma vaga na universidade, é comum que os estudantes acreditem que seu maior desafio é acadêmico, quando na verdade está localizado no âmbito da inteligência emocional. Os estudiosos Travis BradberryJean Greaves afirmam que pessoas com QI médio superam aquelas com QI mais alto em 70% das vezes. Isso se deve a uma série de características que, juntas, não só aumentam a performance nos estudos, mas também trazem mais bem-estar e autoconfiança para todas as áreas da vida.

No programa de formação TeenCoaching, há uma lista das cinco habilidades principais relacionadas à inteligência emocional:

Autoconhecimento – ter clareza das próprias forças, fraquezas e valores.

Autorregulação ou autocontrole – controlar emoções em vez de ser refém delas.

Motivação – ter energia e disposição de ir atrás do que se quer.

Empatia – olhar as situações, o mundo e os conflitos sob o ponto de vista do outro.

Habilidades sociais – criar conexões positivas, gerando confiança e apoio.

Neste artigo vamos tratar do item 3, motivação, e a garra, que é a motivação permanente. A cientista Angela Lee Duckworth define assim a garra: “É paixão e perseverança em objetivos de longo prazo. É ter resistência, é manter o foco no seu objetivo dia após dia, não por uma semana ou um mês, mas por anos, e trabalhar duro para tornar esse objetivo realidade. É estar disposto a fracassar, mas sabendo que o fracasso não é uma situação permanente. Garra é errar e recomeçar tendo aprendido algumas lições.”

Por que a garra é um dos maiores desafios dos vestibulandos da atualidade? Sabrina Oliveira, cocriadora do método GrowCoaching e do programa de formação TeenCoaching, explica: “A geração Z é marcada pela busca constante pelo prazer, pelo imediatismo e pela falta de foco. Esses jovens foram poupados da frustração ao longo de toda a vida, e para muitos deles o vestibular é o primeiro grande desafio. Por meio das ferramentas do TeenCoaching, o profissional Coach pode fazer boas perguntas que levem o adolescente a criar novas soluções, mais eficazes que as antigas, gerando autorresponsabilidade e auxiliando-o a abrir mão do prazer imediato para a realização de objetivos maiores.”

Quer saber mais sobre o método GrowCoaching e como ele é aplicado no programa de formação TeenCoaching? Acesse aqui e entre em contato conosco: https://coachinginfantojuvenil.com.br/formacoes-em-coaching/formacao-teen-coaching-professional/

Fontes:
Inteligência emocional, Daniel Goleman. Objetiva, 1997.

Inteligência emocional 2.0, Travis Bradberry e Jean Greaves. Alta Books, 2018.

E-book Inteligência emocional, integrante do programa de formação TeenCoaching.

TED “Garra: o poder do entusiasmo e da perseverança – Angela Lee Duckworth”. Disponível em: https://www.ted.com/talks/angela_lee_duckworth_grit_the_power_of_passion_and_perseverance?language=pt-br#t-352149

                      

Marcia Belmiro
Marcia Belmiro

Fundadora e diretora técnica da Rio Coaching. Graduação em Psicologia, Especialização em Recursos Humanos pelo IBRAE – FGV, Personal Life Coaching e Executive Coaching, Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute. Certificação nos instrumentos de Assessments DISC, PEAKS, SOAR e Birkman, Certificação em Alfa Assessement Coaching pela Worth Ethic Corporation, MBA em Coaching e Pós graduação em Neurociências pelo IPUB – UFRJ, Formação em Biodança, Sociopsicomotricidade, Teoria Cognitivo-Comportamental e Constelação Familiar. Atuando há 38 anos nas áreas de Educação, Clínica Psicológica, Recursos Humanos e Coaching, formou mais de 3.000 coaches no Brasil e desenvolveu mais de 10.000 líderes. Sólida experiência como Coach de executivos e Mentora de coaches. Mais de 12.000 horas na criação e aplicação de workshops, palestras, cursos de desenvolvimento de líderes, programas motivacionais e transformacionais. Co-autora dos livros “A Bíblia do Coaching” e “O Máximo do Mínimo”. Autora e Coordenadora técnica do livro “Empoderar para Transformar”. Criadora do Método KidCoaching® para crianças e Co-criadora do Método GrowCoaching® para adolescentes.