Muitas pessoas se queixam de que têm uma área da vida que parece “empacada”, independentemente do quanto se esforcem. Para algumas delas, a questão está no âmbito profissional. É aquela promoção que não vem, é a falta de reconhecimento do chefe, é o negócio próprio que não deslancha…
Em alguns casos (mais do que podemos imaginar) não é falta de conhecimento ou de empenho, mas o que chamamos de crenças limitantes: percepções de mundo distorcidas, que na maioria das vezes trazemos desde a infância, e que inconscientemente nos impedem de atingir nosso potencial em sua totalidade.
A boa notícia
Acredite: sempre é tempo de reverter as crenças limitantes – desde que haja um esforço verdadeiro de transformação interna para sair de uma situação ruim, mas que já se tornou confortável. Dependendo do caso, talvez a pessoa precise de ajuda para vencer a dificuldade. Essa análise pode ser feita em um processo de coaching, por exemplo, e pode alavancar sua carreira, trazendo os resultados tão desejados e que pareciam impossíveis de alcançar.
Para sair dessa espiral de insatisfação, o primeiro passo é analisar os resultados que o profissional vem obtendo. Se não correspondem ao que gostaria, essa pode ser uma boa oportunidade de olhar para si e investigar, com perguntas do tipo: “o que penso sobre mim mesmo?”, “o que bloqueio em minha vida por acreditar não ser merecedor?”.
Mesmo que você acredite firmemente, por exemplo, que não é bom vendedor, ou que nunca vai alcançar um cargo de gerência, é muito útil e vale a pena refletir e analisar esse tipo de pensamento e de que maneira vem afetando seus comportamentos e atitudes. Caso perceba que essas sentenças não lhe trazem nada além de um ciclo infinito de autossabotagem, falha e frustração, que tal repensar se são mesmo fatos ou apenas pensamentos automáticos distorcidos?
Em vez de reagir às dificuldades (que existem e sempre existirão) desistindo antes mesmo de começar ou criando justificativas para manter situações desadaptativas, é possível:
– fazer o exercício contínuo de questionar o que pensamos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo.
– desviar o foco do passado e dos momentos em que algo deu errado, passando a olhar para o futuro e pensar em como se sair melhor nas novas oportunidade que surgem e surgirão.
– alterar o mindset de escassez (“não tenho segurança para atender clientes”) para o de abundância (“como posso aumentar minha autoconfiança para fazer atendimentos?”).